Celso Sousa é especialista e palestrante de inteligência artificial (IA), com doutorado em IA pela USP. Além disso, ele possui mais de 15 anos de experiência no mercado de IA para negócios.
Celso participou da gestão e/ou desenvolvimento de diversos projetos de IA nos setores financeiro e agronegócio. Alguns dos projetos de inteligência artificial mais relevantes na carreira dele são:
- previsão de produtividade de fazendas;
- reconhecimento visual de nematóides;
- visão computacional para monitoramento de rebanhos por drones;
- identificação de públicos vulneráveis;
- sistema de gerenciamento de pastejo rotacionado;
- identificação de irregularidades em notas fiscais de serviço.
Celso ministrou vários treinamentos e mentorias sobre inteligência artificial nos últimos anos. Ainda mais, ele foi Cientista Chefe na Secretaria das Finanças de Fortaleza-CE na auditoria fiscal.
O foco do Celso é desenvolver soluções de IA para empresas de todos os portes e segmentos. Entretanto, a prioridade é criar soluções de IA de baixo custo para empresas de pequeno e médio porte.
Celso iniciou a sua carreira ao abrir uma consultoria de inteligência artificial em 2009. Portanto, ele adquiriu muita experiência prática de como gerar resultados expressivos para as empresas usando IA.
A pesquisa científica do Celso é sobre classificação em grafos para alavancagem de negócios com marketing analytics. Além disso, ele publicou artigos científicos em diversas conferências internacionais de renome em 4 continentes.
Hoje ele aplica sua experiência na IA para ajudar os empresários a aumentarem os seus lucros. Ainda mais, ele implementa automações com agentes de IA para que os empresários tenham mais liberdade.
Essas automações podem ser aplicadas em diversos setores, como marketing, vendas, recursos humanos, tecnologia, financeiro, atendimento, etc.
Fale com o especialista e palestrante de inteligência artificial Celso Sousa nas redes sociais:
- Instagram: https://www.instagram.com/celsosousaia
- Youtube: https://www.youtube.com/@pitchafi
- Youtube com músicas feitas por IA: https://www.youtube.com/@pitchafimusicas
- LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/celso-sousa-machine-learning/
O que é inteligência artificial?
Inteligência artificial é uma tecnologia que deu uma chacoalhada no mundo dos negócios nos últimos anos. Hoje somos bombardeados por novas IAs todos os dias.
A IA envolve a criação de sistemas capazes de realizar tarefas a partir do que eles aprendem. Portanto, a necessidade de humanos para realizar tarefas repetitivas e chatas diminui bastante com o passar do tempo.
Sistemas de IA podem tomar decisões, resolver problemas e até mesmo aprender com o tempo. Portanto, em pouco tempo essas IAs conseguem superar os resultados que os melhores profissionais geram sozinhos.
A automação com IA faz com que esses sistemas façam trabalhos chatos e repetitivos sem precisar de intervenção humana. Portanto, as pessoas podem focar em tarefas mais criativas e complexas.
A IA segue padrões e regras, baseados nos dados fornecidos. Todavia, os sistemas estão ficando mais inteligentes com o tempo.
Será que a IA vai roubar o seu emprego ou levar a sua empresa à falência?
A resposta é não! Nenhuma IA é capaz de fazer isso.
No entanto, uma pessoa com IA pode fazer esse estrago. Portanto, o uso de IA é obrigatório para qualquer empresa que quer existir nos próximos anos.
IA na saúde
A inteligência artificial é a arma secreta para resolver os problemas do setor da saúde. E cá entre nós, a área da saúde possui diversos problemas envolvendo atendimento, diagnóstico e agendamento.
Eu já me frustrei diversas vezes com o setor de saúde durante a minha vida. Deve ser por isso que eu prefiro tomar chá do que ir ao médico e tomar remédio.
A IA veio de voadora para dar um ponto final nesses problemas. Por exemplo, a IA ajuda os médicos a detectar doenças mais cedo e com mais precisão.
Ainda mais, a IA consegue analisar imagens, exames e históricos médicos mais rápido do que os humanos. Além disso, ela ajuda a prever quais pacientes têm mais chances de desenvolver certas doenças.
Imagina só você sentado no sofá da sua casa assistindo Netflix. De repente, você recebe essa mensagem do hospital:
Essa notícia consegue ser boa e ruim ao mesmo tempo. No entanto, ela dá a possibilidade de você fazer um tratamento personalizado para se prevenir da doença.
Portanto, os médicos conseguem tomar decisões mais informadas com o uso de IA. Ou seja, a IA é capaz de reduzir erros médicos e salvar muitas pessoas.
Além disso, a IA facilita a personalização de tratamentos médicos. Cada paciente é tratado de acordo com as suas necessidades e histórico de saúde.
Portanto, o uso de IA deixa os pacientes mais saudáveis e aumenta o tempo de vida das pessoas. Ainda bem que eu tenho um histórico de atleta e não preciso me preocupar com essas questões.
IA no setor financeiro
A inteligência artificial aumenta a eficiência e reduz riscos de empresas do setor financeiro. Por exemplo, a IA detecta padrões e anomalias em movimentações financeiras para evitar que as pessoas sofram fraudes.
Em um dos projetos de IA que eu gerenciei, identificamos anomalias em notas fiscais de serviço. Por incrível que pareça, as irregularidades fiscais chegavam a centenas de milhões de reais por ano.
Quem dera se eu ganhasse uma porcentagem desse valor para cada multa adicional que fosse paga. Seria o maior retorno sobre investimento que a IA geraria na minha vida até o momento.
A IA também é usada para detectar fraudes e ajudar a tomar decisões de investimento mais rápidas e precisas. Portanto, a IA proporciona mais segurança financeira e maior projeção de ganhos no longo prazo.
Além disso, a IA também é usada para melhorar a gestão de portfólios e a análise de crédito. Ainda mais, a IA ajuda a reduzir o risco de inadimplência em empréstimos bancários.
O meu primeiro projeto de IA foi na área de investimentos e eu não tenho boas recordações dele. Essa área é pra quem gosta de sentir fortes emoções todos os dias.
Eu lembro de o nosso modelo inicial ter perdido quase 1 milhão de reais em um dia. Eu quase tive um infarto na época, mas conseguimos recuperar o dinheiro e dar a volta por cima.
A IA também muda a forma como os bancos interagem com seus clientes. Por exemplo, ela torna o atendimento ao cliente mais rápido e eficiente.
Portanto, o uso de IA melhora a vida financeira das pessoas e traz prosperidade para as nações. Você pode viver um tempo de prosperidade se conseguir usar a IA como sua aliada.
IA no varejo e e-commerce
A inteligência artificial revirou o setor de varejo de cabeça para baixo. Além disso, surgiram muitas oportunidades de ganhar dinheiro com soluções de IA para o varejo.
A IA é usada para transformar a experiência de compra no varejo. Por exemplo, os avanços da IA levaram à personalização de ofertas e recomendações baseadas em dados.
Se você já entrou no site da Amazon, você já reparou que ela tenta te vender o tempo todo. Por exemplo, há diversas abas sobre produtos relacionados e recomendações baseadas no seu histórico de compras.
Portanto, a IA ajuda a aumentar o ticket médio das compras no site. Esse é um dos indicadores de performance mais importantes quando falamos de vendas online.
Em um dos meus projetos de IA, criamos um sistema de recomendação de comida para um aplicativo de delivery. Notamos que o tempo de uso do aplicativo reduziu bastante porque as pessoas aceitavam a maioria das recomendações.
Portanto, a IA nos ajudou a reduzir a jornada de compra dos clientes e aumentar as vendas. Resumindo, fizemos um double kill.
Além disso, a IA melhora as operações internas dos varejistas. Sistemas de IA são usados para gerenciar inventários, prever demandas e melhorar a logística.
Portanto, a IA reduz os desperdícios e melhora o uso de recursos.
No entanto, a IA no varejo não se limita às lojas online. Ela também é usada em lojas físicas para criar experiências de compra mais imersivas e personalizadas.
Por exemplo, sistemas de reconhecimento facial ajudam a identificar os clientes. Depois disso, a IA oferece promoções exclusivas com base no histórico de compra desses clientes.
Portanto, o uso de IA aumenta as vendas dos varejistas e a satisfação dos clientes.
Inteligência artificial na manufatura e na indústria
A inteligência artificial tem uma relação de amor com a indústria e a manufatura. Diversas soluções de IA são frutos dessa relação e melhoraram muito a economia global.
Por exemplo, a IA permite maior eficiência na produção. Isso significa que é possível produzir mais em menos tempo por meio de automações na linha de produção.
Máquinas inteligentes podem realizar tarefas repetitivas com extrema precisão, sem precisar de supervisão de humanos. Além disso, as linhas de produção podem funcionar 24h por dia com pouca supervisão humana.
Portanto, a IA na indústria gera economia de tempo, redução de erros e aumento da produtividade. No entanto, pessoas especialistas sempre serão necessárias para apagar alguns incêndios nas linhas de produção.
Confesso que eu não tenho tanta experiência de IA para indústria quanto eu gostaria. Alguns anos atrás, eu iniciei um projeto de visão computacional para uma indústria que produz jeans.
Desenvolver soluções de IA nas linhas de produção é algo desafiador por causa da baixa qualidade dos dados. A iluminação é ruim, há muito barulho das máquinas, dentre outros problemas que dificultam a criação de dados confiáveis.
Além disso, a IA é usada para prever a manutenção de máquinas com meses de antecedência. Isso reduz o tempo de inatividade nas fábricas e aumenta a produção.
Sistemas de inteligência artificial analisam o desempenho das máquinas e indicam quando elas precisam de manutenção. Isso evita quebras inesperadas e garante que a produção continue fluindo sem interrupções.
No entanto, a IA também ajuda a melhorar a qualidade dos produtos. Sistemas automatizados podem inspecionar produtos em tempo real, identificando defeitos que seriam difíceis de detectar a olho nu.
Portanto, o uso de IA torna as indústrias mais ágeis e produtivas.
Inteligência artificial para transporte e logística
A inteligência artificial traz muitas melhorias em eficiência e segurança para o setor de transportes e logística. Por exemplo, as inovações com carros autônomos é algo que me impressiona muito.
Eu já estudei visão computacional, deep learning, automação, modelagem em grafos, dentre outros temas. Portanto, eu tenho habilidades avançadas para desenvolver diversos tipos de projetos de IA para tarefas mais específicas.
Entretanto, criar um sistema de IA complexo que use várias áreas de pesquisa aplicada é algo muito desafiador. Eu falo isso por experiência própria: fui à falência tentando criar um bot para o jogo Dota 2.
Entretanto, o mercado de IA tem um potencial de centenas de bilhões de dólares por ano. Como eu não sou egoísta, só vou pegar 1% disso e deixar o restante pra galera.
Para o setor de logística, a IA permite melhorar rotas, reduzir custos de combustível e reduzir os tempos de entrega. É mais ou menos como se fosse um Waze com mais poderes.
Além disso, a IA é capaz de analisar dados de tráfego e condições climáticas em tempo real. Isso possibilita ajustar as rotas conforme necessário.
Ainda mais, o uso de veículos autônomos é cada vez mais comum. Carros e caminhões equipados com IA são capazes de dirigir sozinhos, sem a necessidade de intervenção humana.
Portanto, a IA reduz o risco de acidentes e aumenta a segurança nas estradas. Todavia, esses veículos precisam de regulamentações claras para serem amplamente utilizados.
No entanto, a IA impacta também a logística interna das empresas. Armazéns automatizados, equipados com robôs controlados por IA, estão melhorando o armazenamento e a movimentação de produtos.
Portanto, o uso de IA agiliza todo o processo logístico e reduz a necessidade de trabalho manual intensivo.
Inteligência artificial para marketing e publicidade
A inteligência artificial melhora muito as etapas de planejamento e criação de conteúdo para o marketing. Por exemplo, a maior parte do texto neste post foi escrita pelo ChatGPT com um pequeno toque celsônico.
Eu foquei em criar um prompt bem específico para a criação do texto, considerando as regras de SEO. Além disso, coloquei algumas regras minhas para melhorar a legibilidade do texto gerado pelo ChatGPT.
Um dos maiores problemas dos LLMs é que os textos parecem que foram feitos com um template. Eles são bons para SEO, mas a qualidade é baixa quando usamos o teste de legibilidade de Flesch.
A IA também permite a criação de campanhas personalizadas para um público alvo. Portanto, o uso de IA diminui o custo de captação de leads e aumenta a qualificação desses leads.
A IA também faz as empresas entenderem melhor seus clientes e se comunicarem com eles de forma eficiente. Portanto, ela aumenta o engajamento e reconhecimento dos clientes com a marca.
Além disso, a IA melhora o processo de compra de anúncios online. Plataformas como o Google Ads e o Facebook Ads usam IA para mostrar anúncios para as pessoas certas no momento certo.
Portanto, a IA melhora o retorno sobre o investimento (ROI) das campanhas publicitárias para um público escolhido.
Todavia, a IA não elimina o papel dos profissionais de marketing. Eles precisam criar as estratégias e processos certos para tirar o máximo de proveito da IA.
No entanto, a IA também torna o atendimento ao cliente mais eficiente. Por exemplo, agentes de IA respondem a perguntas e resolvem problemas dos clientes em tempo real.
Portanto, o uso de IA gera atendimentos mais rápidos e personalizados. Isso aumenta a satisfação do consumidor.
Inteligência artificial na agricultura
A inteligência artificial torna os processos da agricultura mais eficientes e sustentáveis. E eu tenho uma paixão muito grande em desenvolver projetos de IA para a agricultura.
Alguns anos atrás, eu desenvolvi um projeto de IA sobre reconhecimento visual de nematóides. O projeto foi desenvolvido em conjunto com um laboratório de pragas agrícolas para uma fazenda de grande porte.
Nematóides são vermes microscópios que atacam as raízes das plantas e são capazes de destruir plantações inteiras. Portanto, o controle da população de nematóides é essencial para garantir que a safra não seja prejudicada.
O objetivo do projeto era identificar a espécie e o genêro dos nematóides em imagens de microscópio. Além disso, criamos um mapa de calor para monitorar as regiões com maior concentração de nematóides.
Portanto, usei técnicas de visão computacional em imagens de microscópio para resolver esse problema.
A IA também gera aumento na produção e redução do desperdício de recursos naturais.
Sensores equipados com IA podem monitorar o solo e as plantas em tempo real. Portanto, a IA prevê a quantidade exata de água e nutrientes necessários.
Além disso, a inteligência artificial é usada para prever as condições climáticas e melhorar o planejamento das colheitas. Logo, a IA permite que os agricultores tomem decisões mais informadas sobre quando plantar e colher.
Ainda mais, a IA reduz o impacto das variações climáticas nas plantações. Todavia, esses sistemas ainda dependem de dados precisos para serem eficazes.
No entanto, a IA também facilita o uso de drones para monitoramento de grandes áreas de plantação. Os drones equipados com IA podem identificar problemas nas plantações, como pragas ou falta de nutrientes.
Portanto, o uso de IA resulta em uma produção agrícola mais eficiente e com menos impacto ambiental.
Inteligência artificial na educação
A inteligência artificial gera resultados excelentes no setor de educação e capacita os alunos para o novo mundo. Essa nova geração estará imersa em um mundo repleto de IAs para várias tarefas.
O que hoje é algo muito novo e complexo para nós, será algo comum e simples para eles. Eu me sinto o tio da Sukita quando reparo que os estagiários nasceram quando eu terminei o ensino médio.
Por exemplo, eu nasci no milênio passado e demorei vários anos para me adaptar às redes sociais. No entanto, a minha irmã já nasceu e cresceu nesse universo de internet e redes sociais.
Os conceitos de internet, redes sociais e influenciadores digitais é algo comum para ela. Na minha época, os meus influenciadores eram apenas os meus pais e alguns professores.
Além disso, plataformas de aprendizado online usam IA para adaptar o conteúdo de acordo com as necessidades de cada estudante. Por exemplo, a IA personaliza o aprendizado para cada aluno e cria experiências de ensino mais eficientes e envolventes.
Ainda mais, a IA facilita o trabalho dos professores com criação de aulas e correção de provas. Portanto, ela permite que eles se concentrem em ensinar ao invés de gastar tempo com tarefas repetitivas e chatas.
A IA faz correção automática para avaliar trabalhos e provas de maneira rápida e justa. Todavia, a interação humana é essencial no processo de ensino.
A inteligência artificial também proporciona novas formas de aprendizado. Por exemplo, alunos podem usar agentes de IA para ajudá-los a explorar o conteúdo.
Esses agentes usam IA para responder perguntas e oferecer explicações sobre os conteúdos de maneira personalizada.
Portanto, o uso de IA torna o aprendizado mais acessível e dinâmico para estudantes de todas as idades.
Inteligência artificial na segurança pública
A inteligência artificial é uma das queridinhas quando se trata de inovação para o setor de segurança e defesa. Como eu nasci e cresci em uma base aérea e estudei em escolas militares, fico de olho nessas inovações.
A IA é capaz de monitorar grandes áreas e identificar ameaças em tempo real com sistemas de vigilância. Esses sistemas conseguem analisar padrões de comportamento e detectar atividades suspeitas com excelentes rapidez e precisão.
Eu sou um grande fã desse tipo de inovação e fiz alguns projetos de IA envolvendo drones. No entanto, a aplicação dos meus projetos de IA com drones era para o agronegócio.
Em um desses projetos, o objetivo era monitorar o gado e os nutrientes do solo em cada região da fazenda. Usei um modelo de visão computacional em um drone e gerei relatórios sobre a movimentação do gado.
Em outro projeto de IA, usei os drones para monitorar o crescimento das plantas nos piquetes. Além disso, desenvolvemos um sistema de otimização para pastejo rotacionado com o objetivo de melhorar a qualidade do leite.
A IA também facilita o uso de drones e veículos autônomos no campo de batalha. Essas máquinas podem realizar missões de reconhecimento e até intervenções sem a necessidade de colocar vidas humanas em risco.
Todavia, ainda há debates éticos sobre o uso de IA em sistemas armados e a responsabilidade sobre suas ações.
No entanto, a IA também é utilizada na cibersegurança. Ela ajuda a proteger redes e sistemas de dados contra ataques.
A IA pode detectar padrões de ataques cibernéticos. Com isso, é possível tomar medidas preventivas para proteger sistemas governamentais e corporativos.
Portanto, o uso de IA é fundamental para proteger informações sensíveis e garantir a segurança digital.
Inteligência artificial para entretenimento
A inteligência artificial gera resultados expressivos para o setor de entretenimento e os dançarinos de TikTok agradecem. É impressionante como esses conteúdos inúteis chamam tanto a atenção dos gados da internet.
No começo da internet, as pessoas buscavam algo no Google para resolver algum problema. Portanto, essas pessoas tinham a intenção de consumir o conteúdo.
As redes sociais mudaram as regras do jogo para sempre. Hoje a moeda de troca na internet é a atenção das pessoas e o tempo de uso das plataformas.
A IA personaliza o conteúdo que os consumidores assistem para que eles tenham uma experiência incrível. Isso faz as pessoas prestarem mais atenção aos conteúdos e gastarem mais tempo nas plataformas.
Além disso, a IA usa o histórico de visualização e outros dados para recomendar filmes e séries para as pessoas. É assim que as plataformas de streaming fazem para prender a nossa atenção e ganhar dinheiro.
Além disso, a IA facilita a criação de conteúdo de diversos tipos. Os tipos de conteúdo podem ser posts para redes sociais, músicas, roteiros de filmes e até personagens virtuais.
Ainda mais, a IA é usada para gerar histórias e criar ambientes virtuais em filmes e videogames. Hoje, nada mais é real.
Todavia, a criatividade humana é essencial para criar conteúdos inovadores e emocionantes. A IA é usada como ferramenta para melhorar os resultados que nós humanos podemos gerar.
Além disso, a IA diminui o tempo de produção dos conteúdos e reduz custos de produção. Isso é um prato cheio para quem quer produzir conteúdos para a internet.
Portanto, o uso de IA permite que os conteúdos sejam mais impactantes para o público-alvo. Com mais pessoas engajadas com os conteúdos, mais dinheiro as empresas ganham.
IA para recursos humanos
A inteligência artificial torna os processos seletivos mais eficientes e imparciais no setor de recursos humanos. Por exemplo, a IA pode identificar os candidatos mais qualificados para uma determinada vaga com ótima precisão.
Com o uso da IA nos processos seletivos, a era do “quem indica” pode chegar ao fim. E quem ganha com isso são os bons candidatos e as empresas contratantes.
Quem nunca se frustou com processos seletivos chatos e infinitos, que atire a primeira pedra. Estar em um processo seletivo para ser tratado como gado é algo que eu não desejo para ninguém.
Como eu não nasci em berço de ouro, eu tive que passar por essa experiência algumas vezes. Entretanto, poucas dessas experiências foram proveitosas para me tornar um profissional melhor.
A IA veio para resolver essa parada e tornar mais eficientes e transparentes os processos seletivos. Ela acelera o processo de recrutamento e garante que as empresas encontrem os melhores talentos.
Além disso, a IA ajuda a eliminar preconceitos inconscientes durante o processo de contratação. E muitas pessoas qualificadas perdem boas oportunidades profissionais por causa da falta de transparência nesse processo.
Sistemas de IA avaliam os candidatos com base em suas qualificações e experiência. Ainda mais, características como gênero ou etnia são ignoradas durante o recrutamento.
Todavia, os modelos devem ser gerados de modo a evitar discriminação. Isso pode ser algo desafiador para a IA se a qualidade dos dados for baixa.
No entanto, a IA também melhora o processo de onboarding e treinamento dos funcionários. Agentes de IA respondem a perguntas e fornecem orientações de forma automatizada.
Portanto, o uso de IA torna o processo de integração mais fluido e eficiente. Por mais empresas que adotem IA no processo de contratação!
IA no setor jurídico
A inteligência artificial melhora a forma de trabalho no setor jurídico e eu tenho muito a agradecer por isso. Eu cresci vendo a minha mãe trabalhar em um tribunal cheio de processos judiciais.
Ainda mais, era processo judicial pra dar e vender. Parecia ter demanda de serviço para toda eternidade só com os processos que estavam naquela sala.
A IA chegou para dar um jeito nisso de uma vez por todas. Por exemplo, a IA identifica informações relevantes de maneira rápida e eficiente em documentos legais.
Não há mais a necessidade de ter muitas pessoas para organizar documentos em pastas. Isso melhora a produtividade da equipe e dá um pouco mais de liberdade de tempo para os profissionais.
Portanto, a IA permite que os profissionais de justiça se concentrem em aspectos mais estratégicos dos casos. Eles não precisam mais se preocupar tanto com as tarefas repetitivas e chatas.
Além disso, a IA melhora a análise de contratos e acordos legais. Ela pode identificar cláusulas problemáticas ou inconsistências em contratos.
Portanto, a IA garante que as empresas e indivíduos estejam protegidos legalmente. Isso é uma mão na roda para evitar problemas com prestação de serviços.
Hoje eu uso a IA para redigir boa parte dos meus contratos de serviço. Além disso, os contratos feitos pela IA ficam com um nível de qualidade excelente.
A IA também é usada para prever os resultados de litígios com base em dados históricos de casos anteriores. Ou seja, a IA permite que os advogados planejem melhor suas estratégias e aumentem suas chances de sucesso.
Portanto, o uso de IA ajuda a modernizar o setor jurídico e a torná-lo mais ágil. Um brinde à revolução que a IA causa no setor jurídico!
IA no setor imobiliário
A inteligência artificial subiu a régua no setor imobiliário e os estudantes das universidades aplaudem de pé. Por exemplo, a IA melhora a eficiência na compra, venda e gestão de propriedades.
Eu morei de aluguel durante os anos em que eu fiz mestrado e doutorado na USP. Tenho boas memórias daquela época e das partidas de Dota 2 no ICMC, menos de alguns locais onde eu morei.
Uma das casas onde eu morei com a minha esposa tinha umas 30 baratas por habitante. Eu cheguei até a dar um nome artístico para algumas daquelas baratas de estimação.
Imagina só eu na reta final do doutorado e escrevendo a minha tese em um local assim. Foi nesse momento que eu percebi a importância da resiliência para alcançarmos os nossos objetivos.
A IA também prevê tendências de mercado para o setor imobiliário, com projeções de valores. Portanto, ela ajuda investidores a tomar decisões mais informadas sobre quando comprar ou vender imóveis.
Além disso, a IA facilita a personalização da experiência de compra e venda de imóveis. Por exemplo, agentes de IA podem responder a perguntas dos clientes, recomendar propriedades e agendar visitas automaticamente.
Todavia, o toque humano é importante para negociações finais e visitas físicas aos imóveis. Portanto, nós humanos ainda somos úteis nesse mundo repleto de inteligências artificiais.
A IA também é usada na gestão de propriedades. Além disso, ela melhora o uso de energia, realiza manutenção preditiva e melhora a segurança.
A IA monitora o estado das propriedades e recomenda ações para garantir que elas permaneçam em boas condições. Com isso, ela aumenta o valor dos investimentos a longo prazo.
Portanto, o uso de IA aumenta as vendas das imobiliárias e a satisfação dos clientes.
IA no setor de energia
A inteligência artificial melhora o desempenho do setor de energia e a quantidade de apagões diminui bastante. Todas as pessoas que tomam banho durante a semana no inverno agradecem!
Quando eu era adolescente, eu morei em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Pensa numa cidade que fazia um frio intenso no inverno … a temperatura chegava a 1º celsius.
Além disso, eu acordava às 5h da madrugada para ir ao Colégio Militar e estudar para ser alguém na vida. Em um dia de inverno, acabou a luz enquanto eu tomava banho e foi uma sensação horrível.
A IA melhora o uso de recursos e a eficiência operacional das empresas de energia.
A IA é usada para prever padrões de consumo de energia e ajustar a produção em tempo real. Logo, a IA garante que a oferta atenda à demanda de maneira mais eficiente, com pouco desperdício.
Portanto, a IA gera muita economia para empresas de energia e reduz o desperdício de recursos.
Além disso, a IA identifica falhas nos sistemas de distribuição de energia antes que se tornem grandes problemas. E essas falhas podem custar centenas de milhões de reais para as empresas para serem corrigidas.
A IA monitora redes elétricas e detecta sinais de desgaste ou falhas iminentes. Portanto, ela também permite que as empresas realizem manutenção preventiva.
Todavia, a intervenção humana é necessária para resolver problemas complexos e realizar reparos.
No entanto, a IA também é usada para promover o uso de energias renováveis. Ela prevê a produção de energia solar ou eólica com base em dados meteorológicos.
Portanto, o uso de IA melhora a integração dessas fontes de energia no sistema de distribuição. Isso promove uma transição mais eficiente para fontes renováveis.
IA no turismo
A inteligência artificial melhora os resultados e as experiências dos clientes no setor de turismo. Quem não curte uma boa viagem com uma ótima companhia não sabe o que é bom na vida.
Durante o meu doutorado em IA na USP, eu viajei para diversos países para apresentar os meus artigos científicos. Já fui para Austrália, França, Canadá, México, República Tcheca, Suécia, Irlanda, dentre outros países.
A experiência de conhecer novas pessoas e culturas é algo incrível para mim. A minha única frustração é não ter aproveitado o suficiente por causa das demandas das conferências científicas.
A IA personaliza as experiências dos viajantes e melhora a gestão de serviços de hospedagem. Quem dera que existissem serviços de IA especializados no turismo na minha época de jovem.
A IA também é usada para recomendar viagens e hotéis com base no histórico e preferências dos clientes. Portanto, a IA torna o planejamento de viagem mais eficiente e agradável.
Chega de se estressar com esses detalhes chatos das viagens. É melhor deixar a IA cuidar disso para que possamos aproveitar melhor as experiências das viagens.
Além disso, a IA oferece promoções exclusivas e personalizadas para as pessoas com base nos seus gostos. Ainda mais, ela facilita a gestão interna de hotéis e resorts.
A IA também ajusta a alocação de recursos, como funcionários e quartos, com base na demanda em tempo real. Portanto, ela melhora a eficiência operacional e reduz custos nos hotéis e pousadas.
Agentes de IA melhoram o atendimento ao cliente sobre viagens e hospedagens. Ou seja, a IA proporciona respostas instantâneas a dúvidas e auxilia na resolução de problemas.
Portanto, o uso de IA melhora a experiência dos clientes e permite um atendimento personalizado em tempo real.
IA na pesquisa e desenvolvimento
A inteligência artificial subiu o patamar no setor de pesquisa científica no mundo nos últimos anos. Eu como pesquisador na área de IA também surfei essa onda para melhorar os meus resultados e produtividade.
Na época em que eu fiz doutorado, a IA ainda estava em desenvolvimento nos laboratórios das universidades. Existiam poucas aplicações de IA nos negócios e ainda não tínhamos certeza do potencial de ganho da IA.
Eu tive a oportunidade de desenvolver novos algoritmos de IA em grafos para problemas no marketing. Portanto, eu não sou apenas um curioso sobre as invoações na IA, mas sim um especialista de fato.
A IA faz as empresas inovarem de maneira mais rápida e eficiente, além de aumentar a competitivade do mercado. Essa velocidade de inovação é algo que beneficia bastante as empresas de pequeno e médio porte.
A IA é usada para identificar padrões e tendências que são difíceis de detectar a olho nu. Portanto, ela acelera o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias em diversos setores da ecocomia.
Além disso, a IA permite que os pesquisadores realizem simulações complexas de forma mais rápida e precisa. Portanto, o uso de IA economiza tempo e recursos em testes físicos, que são caros e demorados.
Todavia, a inteligência humana é necessária para interpretar os resultados e tomar decisões finais sobre o desenvolvimento de inovações. Portanto, o meu emprego ainda vai existir por mais algum tempo.
Além disso, a IA também facilita a colaboração entre equipes de pesquisa em diferentes partes do mundo. Ela fornece insights sobre novos caminhos para o desenvolvimento de produtos alinhados com a necessidade do mercado.
Portanto, o uso de IA acelera a inovação e mantém as empresas competitivas em um mercado global.
IA nos esportes
A inteligência artificial aumenta o nível de jogo nos esportes. Por exemplo, a IA melhora o desempenho dos atletas e a experiência dos usuários.
Eu sempre fui fã dos esportes, principalmente do karatê e do boxe. Com muita dedicação, eu ganhei medalhas em vários campeonatos de karatê quando garoto em vários estados do Brasil.
Além disso, eu adorava assistir as lutas do Popó no boxe quando eu era criança. O grande problema era ficar acordado até às 3h da madrugada e a luta durar só 2 minutos.
Hoje eu entendo que durar 2 minutos pode ser uma tarefa complicada, dependendo da situação.
Eu tinha que acordar às 5h para ir para o colégio militar. Portanto, as lutas do Popó geravam em mim um misto de alegria com frustração.
Durante o meu doutorado em IA na USP eu fazia trilhas de ciclismo nos arredores de São Carlos. Pai era brabo demais!
A IA pode monitorar em tempo real os dados de saúde e desempenho dos atletas. Logo, ela permite o ajuste dos treinos para melhorar os resultados dos atletas.
Portanto, treinadores e equipes técnicas podem tomar decisões mais informadas com o uso de IA.
Além disso, a IA está presente em rastreadores de atividades físicas. Com isso, a IA monitora a saúde dos usuários e oferece recomendações personalizadas de exercícios, descanso e nutrição.
Todavia, é importante que os usuários continuem contando com a orientação de profissionais de saúde para evitar lesões.
A IA também melhora a experiência dos fãs de esportes. Ela prevê os resultados de jogos, oferece análises detalhadas e até cria conteúdo personalizado com base no interesse dos espectadores.
Portanto, o uso de IA aumenta o engajamento e a satisfação dos fãs dos esportes.
IA na construção civil
A inteligência artificial aumenta bastante a produtividade e a segurança na construção civil. Chegou a hora de botar ordem na obra e colocar essa peãozada para trabalhar.
A IA é capaz de estimar o tempo de execução de projetos, identificar riscos e melhorar a alocação de recursos. Portanto, o uso de IA permite que as empresas de construção civil entreguem projetos com mais eficiência e menor custo.
Sabe aquelas obras que demoram muito tempo para serem finalizadas ou que são superfaturadas? Elas estão com os dias contados por causa das inovações recentes na automação com inteligência artificial.
O meu cunhado é dono de uma construtora e ele sente na pele a necessidade de novas tecnologias para obras. O fato é que boa parte das atividades diárias nas contrutoras requer muito trabalho manual e rotineiro.
A falta de uma gestão automatizada faz com que haja muito desperdício de recursos nas obras. Além disso, a folha de pagamento cresce muito com o aumento do faturamento, reduzindo o lucro do negócio.
A IA também monitora as condições de segurança nas obras e se os trabalhadores estão usando os equipamentos certos. Além disso, ela pode identificar riscos de acidentes e alertar os trabalhadores em tempo real.
Portanto, a IA previne acidentes nas obras e evita muita dor de cabeça na justiça. Apesar disso, sempre existirá um estagiário desatento que vai fazer alguma besteira na obra.
A IA também facilita o processo de design e planejamento de projetos de construção. Por exemplo, ela consegue prever a logística para os materiais e melhorar o uso do espaço na obra.
Portanto, o uso de IA torna o planejamento mais preciso e ajuda a evitar problemas durante a construção de casas e prédios.
IA: e agora?
A IA é uma tecnologia poderosa que impacta uma ampla variedade de setores. Ela está presente no dia a dia na educação, esportes, entretenimento, marketing, saúde, finanças, dentre outros.
Se você não está usando uma IA todo dia no seu trabalho, você está ficando para trás. E isso pode custar muito caro para a sua carreira ou para o seu negócio.
Hoje nós podemos usar IA para criar imagens, textos, vídeos, posts para redes sociais, copy, e por aí vai. Portanto, há muita possibilidade de criar novas fontes de renda se você estiver na direção certa.
No entanto, a maioria das pessoas ainda não percebeu que a IA vai causar um tsunami global. E quando perceberem o que está acontecendo, pode ser tarde demais.
Muitas pessoas podem não conseguir boas oportunidades de trabalho por não se adaptarem a tempo. No entanto, novas oportunidades de negócio estão surgindo graças ao uso de IA.
Durante o ensino médio, um dos meus professores disse para a minha mãe que eu deveria ser lixeiro. Segundo ele, eu não seria competitivo no mercado de trabalho e esse emprego me impediria de passar fome.
O meu nível de habilidades era muito abaixo dos outros alunos do Colégio Militar. De fato, eu fiz um teste de QI naquela época e o resultado foi 30% abaixo da média brasileira.
Essa frase do Einstein é uma verdade absoluta nos dias de hoje porque a IA automatiza muitas tarefas especializadas. Portanto, imaginar e criar uma solução de negócios com IA é mais importante do que desenvolver uma nova IA.
Comece a usar agentes de IA para que a sua empresa ainda exista nos próximos anos. Para acompanhar de perto a revolução da IA, me siga no Instagram.